domingo, 10 de maio de 2009

Munique


----- Da serie: O TURISTA CORPORATIVO ACIDENTAL

Estive em Munique para mais uma reunião da equipe. Foram dias exaustivos, está cada vez mais difícil econtrar aquele tempo extra para atividades culturais. Mesmo assim, decidi escrever um sumário rápido, a exemplo do que fiz no post anterior sobre turismo corporativo.

Abaixo, relato alguns pontos que sugiro vistar quando estiver na cidade, se conseguir algum tempo livre na agenda:



  • Costumo me hospedar perto do Isartor. Chegando domingo cedo, uma ligeira corrida pelo rio Isar ajuda a combater o jetleg. Coloquei meu Asics e segui pela margem do rio até o English Garten, um volta no parque, vista magnífica de um raro domingo de manhã ensolarado, e pronto (veja o trajeto que sugiro aqui).


  • Se preferir, dá pra fazer esse trajeto de bike. Alguns hotéis alugam para passear.


  • Para aquelas comprinhas básicas, uma passada rápida depois do expediente no Oberpollinger, próximo a Marienplatz. Um luxo! Aproveitei para comprar um Hugo Boss novo, azul marinho, a nova tendência. Ainda deu pra pegar o tax refunding na saída.


  • Estava em exposição o mini Cooper. A marca inglesa hoje pertence a BMW, que fez uma divulgação mundial (inclui o Brasil). O carro é um clássico, se mantém quase sem alterações nos últimos 50 anos. Um compacto premium, um pequeno luxo mesmo para os padrões europeus. Aproveitei para fazer uma foto posada, para posteridade.


  • Depois das compras, um pausa no Viktualienmarkt, para aquele prato bávaro básico: sauerkraut mit bratwurst ( salsicha com chucrute) e mais weissbier e leberkase. Tudo muito "básico", muito “light”... Não saia de Munique sem experimentar.


  • Via de regra, jantares corportivos não são uma opção, digamos, turística, mas os colegas do escritorio conhecem locais que são típicos e ao mesmo tempo autênticos. No meio da semana fomos ao Weisses Brauhaus. Na primeira vez que fui lá, havia uma bandinha do interior da Baviera, comemorando algo (aniversário de um dos musicos, acho). Subiram em cima das mesas e começara a tocar. Um show gratuito, totalmente por acaso, com uma preformance magnífica.


  • Ainda, no meio da semana, uma pizza com os meu pares das outras regiões do mundo. Era época de Aspargos em Munique, e fomos à pizzaria Bella Italia, próxima a Rosenheimer Platz. Comida italiana é sempre uma unanimidade, mas não espere a mesma pizza que você comeu em Milão.


  • No fim da semana, sobrou tempo para jantar com os amigos que moram na cidade, no Gasteig, o centro cultural de Munique, também próximo ao Isartor. A dica é o buffet de pasta acompanhado por um Farnese Montepulciano d'Abruzzo. Surpreendentemente bom.


  • No sábado pela manhã, uma passada na Galeria Kaufhof, para comprar umas camisas pra usar no escritório. No caminho, uma parada no Karstadt Sporthaus, para comprar uma raquete Wilson para minha filha de 3 anos. O vendedor me deu um bolinha de tenis de cortesia. Um atendimento excelente.


  • Antes de seguir para o aeroporto, uma conferida rápida na Tchibo. Acho genial o conceito dessa loja. Toda semana troca o tema e todos os item a venda. Cada vez que dou uma passada numa loja da rede é uma surpresa, alem de os preços serem sempre muito bons. Dessa vez comprei uma camisa pólo para minha esposa e uma lancheira para minha filha usar na escola. Meus últimos óculos de ski comprei lá também.

Existem muitas, muitas opções em Munique, mesmo para quem viaja a trabalho. Tento escrever mais na minha próxima viagem.

Nenhum comentário: