sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Holambra

--- DA SERIE: CRONICAS DA METROPOLE

Esse fim de semana fui a Holambra, vistar a Expoflora. Todo morador da metrópole não perde a chance de fugir da capital quando pode. O problema é extamente esse: você econtra TODOS os moradoras da metrópole por lá, e mais alguns das metrópolos vizinhas... extamente tudo o que voce queria evitar.

Minha primeira dica é: evite a exposição propriamente dita, alí o que você menos vai ver é "flora". Pra falar a verdade, é possível ver uma variedade maior e mais bem cuidada no CEAGESP, do que na feira. Mesmo a expoisção de urbanismo. Caso voce queira muito ir, principlamente por causa da chuva de pétalas, vá no dia da inauguração, quando pelo menos o ambiente está preprado pra esperar os visitantes. Depois que chegam as hordas de turistas, tudo vai por água abaixo, literalmente. (A blogosfera se ressentiu disso).

Mas deixando a feira de lado, Holambra tem outras atrações mais interessantes.

Pra comemorar os 60 anos da colonizacao holandesa, a cidade construiu o maior moinho da America Latina, sob a supervisão direta do arquiteto holandês Jan Heidra. Um primor arquitetônico. Cópia fiel dos tradicionais e famosos moinhos holandeses,tem 38,5 metros de altura e é totalemnte operacional. Cada pá do equipamento tem 12 metros de comprimento, o que permite a geração de uma tração motora de 60 cavalos de força, o suficiente para movimentar duas pedras de basalto de lava com o peso de uma tonelada cada. O moinho tem um mirante que permite a seus visitantes uma visão privilegiada da cidade e arredores.



Um dica para o almoço e a fazenda Em Busca do Galope. uma deliciosa comida caseira feita num autêntico fogão à lenha! A Dona da fazenda, uma descendente de holandeses, comanda a cozinha pessoalmente, com os seus quarto filhos sempre por perto. Minha filha adorou andar a cavalo, supervisionado de perto pela instrutora, uma das filhas da dona.

Ates de sairmos, um pausa nas lavouras de trigo, para aquela foto clássica no campo (mas cuidado com os marimbondos!). E pois é só seguir viagem de volta pra S. Paulo.



Nenhum comentário: