sábado, 12 de abril de 2008

Zaffari em S. Paulo


---- Da serie: CRONICAS DA METROPOLE

Acabei de chegar da minha primeira visita ao Zaffari em S. Paulo. É uma experiência e tanto! Pensei se devia ou não escrever sobre isso, mas o bairrismo falou mais alto.

A primeira coisa que impressiona é que o hipermercado é uma replica exata da Bourbon da Ipiranga. Acho que é único lugar de S. Paulo que voce vai comprar bergamota e cacetinho. Serio! A reprodução é tal que a placa da pokan diz bem grande "bergamota", e na seção de pães ao lado do pão francês tem um minúsculo pãozinho com uma plaqueta dizendo "cacetinho".

Fiz um teste e pedi cacetinho pra mulher do balcão. Primeiro ela fez cara seria, mas depois caiu na gargalhada. Ela tinha feito o treinamento, sabia que era pra não rir, mas não conseguiu segurar. Rimos todos juntos, os outros fregueses inclusive. Aproveitei pra perguntar se tinha gaúchos no staff do mercado, e uma das moças me respondeu que são ao todo 950 funcionários no Shopping, dos quais 150 são gauchos.

E mais, voce pode comprar cuca! De uva! Mais ainda: nata Piá!! Imaginem, nata! Fui até a gôndola da nata para ver com meus próprios olhos, mas tinha acabado. No corredor, um piquete de gaúchos reclamavando com o gerente, que tentava explicar que eles não esperavam tanta procura. Já mandou providenciar mais, deve chegar amanha. Tinha uma senhora contanto que trazia nata de "contrabando" do rs a pedido dos vizinhos.

No fim, ele perguntou pro pessoal: "Já pegaram chimia?" Chimia?? Bah, é demais! Todo mundo sabe que cuca com nata e chimia é bom barbaridade! Fui até o setor de doces e encontrei mu-mu! E tem tambem tijolinho! E mandolate! Acho que o unico que mantiveram o nome foi o brigadeiro. Abasteci de chimia, Ritter é claro. O Zaffari vai ser uma porta de entrada para todos esses produtos gauchos no mercado paulista.

Outra boa noticia pra gauchada: finalmente da pra comprar erva decente aqui. Tem bomba e cuia também! Na gôndola de chás, não encontrei o Chá Prenda. Falei para a gerente do setor, e pra minha surpresa, ela puxou uma planilha com as sugestões dos fregueses e já estava lá: "chá prenda". Disse que vários clientes estavam pedindo. E não acaba aí, o setor de carnes tem até carne moída "de segunda", e também "de primeira" se preferir. Dava pra ver a expressão perplexa dos paulistanos tentando entender o que é isso. No setor de massas tem Tortei! Tortei!

O impacto é tal que em pouco tempo eu já estava falando com sotaque gaudério. Achei até estranho sair e pegar a Turiassu, depois Pompeia. Inconscientemente, voce espera sair na Ipiranga. Já em casa, escrevo comendo um biscoito amanteigado da Stofel. O Zaffari conseguiu juntar o que tem de melhor em Porto Alegre com o que tem de melhor em São Paulo, como o suco de laranja Fazenda Boa Vista e água mineral São Lourenço (mineira).

E olha... não falei do shopping. 200 lojas, e até uma starbucks. Nada mal para um novo entrante. Vai desde a primeira loja da TipTop em são paulo até uma Armani Exange, passando por Zara e Crawford. Só falta a lojinha do Grêmio, igual a do Bourbon da Ipiranga.


ps: Único ponto negativo: tem que pesar as frutas na balança do setor, não pesa direto no caixa! Um atraso. Essa vai ser a maior queixa dos paulistanos, acostumados a praticidade de ir direto pro caixa com as frutas e verduras.

pps: Um artigo da Istoe Dinheiro aponta que o faturamento por metro quadrado do Zaffari, de R$ 11,2 mil, é maior que o do Wal Mart, e comenta que a entrada do Zaffari na vitrine de S. Paulo adiciona muito valor a marca, mas... vai conquistar os paulistas?

2 comentários:

Daniela! disse...

É incrível como parece uma aventura e tanto viver em São Paulo sem poder desfrutar das maravilhas que os pagos do sul oferecem. Quem sabe agora, com o Zaffari eu crie coragem e dê uma passada rápida por essas terra tão distante. Tchê, fico imaginando a emoção da gauchada e o estranhamento dos paulistas...

trecosetrapos.org/weblog

Unknown disse...

Achei a idéia maravilhosa! Disseste tudo com a frase: O Zaffari vai ser uma porta de entrada para todos esses produtos gauchos no mercado paulista.
E será mesmo. O Rio Grande agradece, feliz, À rede Zaffari e Bourbon pela expansão da cultura e tradição gaúchas Brasil afora!